A palavra psicologia tem origem grega (psique = alma e logos = estudo, razão).
Psicologia é um ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes...) O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente.
O psicólogo (profissional da área de psicologia) busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico. Para isso ele usa métodos e processos comparativos e analíticos, tendo como objetivo final a saúde mental do indivíduo e sua boa qualidade de vida.
A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, com a família e consigo mesmo (pensamentos desejos e sentimentos).
A psicologia atua muitas vezes integrada com outras áreas,como por exemplo a pedagogia, a fonoaudiologia e a medicina, entre outras.
Existem várias escolas de pensamentos na área da psicologia. Cada uma delas possui seus próprios métodos e processos de atuação.As principais são Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise e Psicodrama...
O psicólogo age em diversas áreas, sendo a clínica a mais conhecida. Mas existem também outras especializações na psicologia: Psicologia do Trabalho, Psicologia Forense, Psicopedagogia, Psicologia Esportiva, Psicologia Social...
Portanto o psicólogo dentro de suas especificidades profissionais atua no âmbito da educação, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação, com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário